19 de agosto de 2013

7 substâncias contidas em cosméticos que podem fazer mal a saúde


Olá meninas,


A dica de hoje  é um alerta. Sempre estamos aqui para passar dicas de produtos que nos deixam mais bonitas, porém temos que nos atentar a possíveis probleminhas que alguns produtos podem nos causar.  E pensando nisso fiz uma pesquisa sobre este assunto e trago para vocês o resultado.


Desde quando despertamos nossa vaidade a ponto de nos colorismos, as maquiagens passaram a ganhar força.  E com o passar do tempo e a modernização elas passaram a ser produzidas com substâncias químicas, o que aumenta a possibilidade reações alérgicasem especial em pessoas sensíveis aos corantes, aldeídos e metais usados nos produtos. "Não podemos apontar um ingrediente e dizer que ele causa problemas, porque ainda há muitos estudos sendo feitos e a sensibilidade individual também conta", falou Juliano Campera, farmacêutico responsável pelos produtos da Fina Flor Cosméticos de Belo Horizonte (MG).


Alguns estudos têm mostrado que determinadas substâncias presentes nos produtos para a pele podem causar danos que vão além da alergia, ressecamento ou aumento de oleosidade.

Embora os estudos ainda gerem controvérsia, não custa se atentar e evitar certas substâncias que podem causar problemas à saúde.

Primeiro daremos o alerta sobre os agentes naturais. Isso mesmo:

  • Água - Obviamente não falo da água em si, mas do que ela pode trazer se não for bem manuseada   Ela tem que ser muito bem tratada pelas empresas de cosméticos para evitar contaminação microbiológica.

  • Sol - O sol é um agente degradante que afeta algumas moléculas dos produtos alterando sua cor, por isso as empresas recomendam guardar os produtos protegidos do sol.


Agora vamos aos ingredientes usados nos produtos de beleza que podem ser evitados.

  1. Parabeno - é um tipo de conservante que pode causar alergias.  “Em 1998, foi descoberto que os parabenos possuem a estrutura química parecida com a do hormônio estrogênio. Quando aplicamos um cosmético que possua parabenos, ele é absorvido pela pele e vai para as glândulas. Logo após, para a corrente sanguínea, sendo interpretado pelo nosso sistema endócrino como estrogênio. O excesso de estrogênio no organismo pode gerar problemas como: baixa libido, depressão, ansiedade, retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço; falta de concentração e até câncer de útero e de mama”, explica a dermatologista Bianca Stella Gastaldi.  “Não é indicado principalmente para gestantes, pois pode ocasionar a má formação do bebê”, acrescenta a médica.
  2. Chumbo - ele é encontrado normalmente em batons e tintura para cabelo.  Ele é cancerígeno e pode causar danos hormonais.  A pele o absorve muito rápido e ele se acumula nos ossos sem poder ser eliminado.  Além disso, o chumbo pode causar encefalopatias, irritação, dor de cabeça, tremores, alucinações, fraqueza muscular, formigamentos, nefropatia aguda e crônica, gastrite, diarreia, osteoporose e alterações no número e forma dos espermatozoides e surgimento de tumores. Ele aparece nos produtos com a nomenclatura de Lead Acetat.
  3. Amônia - aparece em tinturas de cabelo e descolorantes.  Se mal manipulado pode causar alergias e irritação no trato respiratório.  
  4. Formol - muito encontrado em produtos para alisar cabelos e endurecedores de unhas.  Ele é muito prejudicial a saúde.  É irritante à pele e aos olhos: podendo causar alergias, dores, vermelhidão, queimaduras em contato com a pele e visão embaraçada quando em contato com os olhos. Além disso, quando inalado, pode levar à falta de ar, tosse, irritação no nariz, dor de garganta e ao câncer no aparelho respiratório. O contato repetido ou prolongado com essa substância pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.  
  5. Lauril - existente em praticamente todos os xampus, em removedores de maquiagens e pasta de dente.   Esse componente que pode causar irritação nos olhos, pele e mucosas, mas isso depende da concentração a que as pessoas se expõem. Seu efeito irritante é semelhante à ação de qualquer outro detergente.
  6. Corantes - em sua maioria tem componentes metálicos e seu acúmulo no corpo pode ser problemático, além de poder causar irritações.  Em pessoas com pele sensível, com dermatites, acne, eczema, psoríase e sensibilidade química, as propriedades hidrófilas desse tipo de detergente podem ocasionar problemas de pele ou piorar condições já existentes
  7. Ftalatos - contido em produtos como o verniz para as unhas, sprays para o cabelo e desodorizantes. Eles podem causar alterações endócrinas principalmente na glândula tireoide.
Mas, mesmo depois se saber de tudo isso, vocês tem que tomar conhecimento que há um órgão responsável por nos proteger que é a Anvisa.  E se um cosmético é aprovado é porque apresenta uma quantidade segura dessas substâncias.  No caso das consideradas cancerígenas, se o produto estiver liberado não oferece esse risco. Já o caso de alergia é individual.

O ideal sempre é consultar um médico na hora de escolher sua rotina diária de beleza, pois assim você diminui os riscos de alguma alergia.


Espero que tenham gostado do post.

Bjokas e até o próximo.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post, aprovado!!
    bjks
    Monica Miranda
    Blog Fofocas de Beleza
    www.fofocasdebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada linda...e volte sempre...bjokas

    ResponderExcluir
  3. Amo esse blog por isso, porque ele é cultura e conhecimento!!! Sou fã demais... E para evitar todos esses riscos meninas, usem os produtos da Mary Kay, pois são de ótima qualidade!!! Se tiverem interesse falem comigo através do tel: (85)8845-1364.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Ficamos muito felizes com sua visita. Responderemos o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...