3 de agosto de 2013

Como recuperar cabelos quebrados

Olá meninas,

Mais um post atendendo ao pedido de uma leitora.  A Linda Karla Lorena.  Ela nos pediu que falássemos sobre quebra de cabelo e como tratar em casa.  E com muito carinho aqui estamos dividindo nosso conhecimento.

Primeiro é muito importante identificar se você realmente está tendo uma quebra ou uma queda de cabelo.  É comum as pessoas confundirem esses problemas.

Na queda o cabelo sai inteirinho, com a raiz.  Já na quebra ele é partido.  Pegue um fio que tenha ficado na escova de pentear ou mesmo tenha caído no banho e verifique.
Geralmente na queda o problema é interno dos fios. Alguns fatores como problemas hormonais, nutricionais, estresse, medicamento, são causadores.  Tenho um amigo que ficou com falhas enormes de cabelo por causa de estresse.  Nesse caso o ideal é ir ao dermatologista.

Já a quebra, que será nosso foco, é causada por fatores externos, ambientais, como excesso de sol e vento, cloro, química, ação de secadores e pranchas sem proteção térmica.  Tudo isso deixa o cabelo enfraquecido, ressecado e quebradiço.

Para recuperar esse cabelo quebradiço é preciso fazer um tratamento para devolver a massa perdida, assim como água e vitaminas, para o cabelo ficar com brilho e maleável.

Se o cabelo estiver muito quebrado o ideal é consultar um especialista.  Ir a um profissional que você confie.  Mas se você identificou logo o problema é possível resolver em casa mesmo.

O que fazer? Todas nós já sabemos.  Hidratação.  Isso mesmo, aquela hidratação caseira uma vez por semana, ou de 15 em 15 dias ou uma vez por mês, a freqüência vai depender do estado que se encontra o cabelo.
Temos muitas máscaras ótimas nos supermercados e lojas específicas.  As máscaras com queratina restauram a camada externa do fio, o que o protege das ações ambientais como sol e vento.  Máscaras para reconstrução capilar são excelentes   Tem muita coisa boa por aí.  Eu fiz uma resenha de uma máscara ótima e baratinha.  Ela não vai salvar seu cabelo, mas irá mantê-lo.  Clica aqui pra conhecer a máscara.

O meu cabelo é um pouco quebradiço sim.  E sei que é por causa de procedimentos químicos, pois faço mechas de vez em quando.  Por isso faço cauterização duas vezes por ano, se ele quebrasse muito, certamente faria mais vezes.  Às vezes faço no salão e às vezes em casa.  Em casa eu costumo comprar aqueles kits próprios para cauterização.  Estou com uma da HAIR FLY, que irei usar por esses dias.  Quando eu usar darei minha opinião para vocês.  O kit é esse da fotozinha aqui embaixo.
Você pode fazer também esse procedimento mais caseiro com o que você tem em casa.  Anota a receitinha:

- Shampoo anti-resíduo,
- Mascara capilar de sua escolha e que mais se adeque ao seu tipo de cabelo,
- Queratina liquida,
- Anti-frizz térmico, 
- Secador,
- Chapinha.

Aplicação:

1 - Lave os cabelos e enxágüe muito bem.  Em seguida retire o excesso de umidade com um auxílio de uma toalha.
2 - Separe o cabelo em mechas e espalhe a máscara capilar, massageie delicadamente, cubra com uma touca plásticas e deixe agir por 30 minutos. Enxague retirando todo o creme. Seque muito bem com a toalha.
3 – Com a utilização de um spray espirre  a queratina liquida por todo o cabelo, evitando o coro cabeludo, deixando-o bem úmido de queratina.
4 – Seque bem o cabelo com auxilio de um secador e passe a chapinha cuidadosamente, mecha por mecha.

Lave o cabelo somente após 48h da cauterização e evite passar qualquer produto no cabelo durante esse período.
  
Esse procedimento não deve ser feito uma vez no mês, caso contrário ela pode danificar seu cabelo.

Eu já fiz e ficou ótimo o resultado, mas como falei, meu cabelo quebra pouco  e não tenho muitos problemas com frizz.

Além do tratamento você pode tomar algumas atitudes diárias que podem amenizar ainda mais o problema da quebra, como:

  1. Evitar prender o cabelo com elástico sem proteção, como um tecido.  Dar preferência a piranhas e palitos que não maltratam o cabelo.
  2. Não passar a chapinha no cabelo ainda úmido, pois a chapinha tira toda a umidade do cabelo.  O ideal é secar bem com secador e aplicar um protetor térmico.
  3. Usar sempre um leave-in, pois irá proteger o cabelo dos fatores ambientais já citados aqui.
  4. Não aplicar o leave-in em excesso.  Encher o cabelo de reme não irá protegê-lo ou hidratá-lo mais.  Vai só deixá-lo pesado e sem movimento.
 Espero que tenha ajudado a nossa leitora que pediu e a muitas outras.


Bjoka e até o próximo post.

Um comentário:

  1. Adoreii as dicas.. realmente temos que cuidar dos cabelos para que não se quebrem, cuidados no dia-a-dia fazem toda a diferença.. Flor.. tenho um selinho p vc, espero que goste.. bjus http://www.brilhesempre.com/2013/08/selinho.html

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Ficamos muito felizes com sua visita. Responderemos o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...