23 de setembro de 2013

Teste: Alisamento caseiro com leite e amido de milho, funciona?

Olá meninas, tudo bem?


Passeando pela internet me deparei com essa técnica caseira para alisar o cabelo. Pesquisei em blogs e em canais do youtube e achei interessante.  Meus cabelos são encaracolados e eu adoro, não tenho pretensão alguma de alisar, mas minha afilhada linda Iasmin :), que também tem o cabelo encaracolado, já não gosta e queria alisar.  Como ela tem apenas 13 anos esta técnica seria ótima.  Mas, será que funciona?  Vamos saber agora.

A receita é bem simples:  1 copo de leite, ou meio se seu cabelo for curto ou com pouco volume e 1 ou 2 colheres de sopa de amido de milho (1 colher para meio copo ou 2 para o copo todo).  E para misturar e aplicar use um frasco com borrifador.



Primeiro vamos conhecer os benefícios de cada ingrediente para os cobelos.

O Leite é rico em aminoácidoa, um nutriente necessário para a manutenção da queratina e é rico em albumina, que tem propriedades regeneradoras e retarda o envelhecimento.  O ácido lático tem propriedades de hidratação e rejuvenescimento.  Como o leite é rico em gordura deve ser usado em cabelos secos a normais, os oleosos tem que usar com moderação.

O Amido de milho tem ph 7, ou seja, neutro, como o cabelo tem ph ácido (varia entre 4,2 e 5,8, fonte) o ideal é usar produtos neutros ou levemente ácidos para manter as cutículas fechadas, pois o ph alcalino abre as cutículas deixando assim o cabelo áspero, sem brilho e embaraçados.  O ph do leite é levemente ácido e também ajuda a manter as cutículas fechadas.

Procedimento:  Lavamos o cabelo com um shampoo anti resíduos.  Usamos o johson's baby (resenha aqui).  Tiramos o excesso de água, separamos o cabelo em mechar e borrifamos desde a raiz até as pontas. Com o cabelo bem molhado da mistura penteamos com um pente de dentes finos para alinhar o cabelo.  Esse procedimento de pentear para alinhar os fios tem que ser feito de vez em quando até o cabelo secar.  Isso dura por volta de uma hora.  Tempo necessário para a mistura agir no cabelo.



Eu fiz um copo da mistura, mas como o cabelo da Iasmin é pouco, apesar do comprimento, só usei meio copo e o restante apliquei novamente e sequei com o secador para acelerar o processo.  Mas usei o secador porque já havia passado uma hora e quis usar o restante da mistura.  Como o cabelo já havia secado uma hora depois, eu molhei novamente e usei o secador.  Depois de tudo isso o cabelo foi lavado normalmente com shampoo e condicionador.

Será que funcionou?




Isso mesmo, não funcionou.  O alisamento não funcionou, mas eu lí que se não fizesse efeito na primeira vez o processo poderia ser refeito de 15 em 15 dias até chegar ao efeito desejado.

Mas não perdemos tempo e vou explicar o motivo.

Alisar não alisou, mas o cabelo ficou hiiiiiiiiiiper macio e muuuuuuuuuuuuito brilhoso e tirou demais o volume.  Tenho a impressão que clareou o cabelo também.

Vejam o brilho que deu:




Detalhes:  A foto do depois foi tirada dois dias após o processo.  Não usamos nenhum creme sem enxágue e nenhum óleo.  Nas duas fotos o cabelo está marcado porque foi preso com coque (ô menina teimosa rs), mas o cabelo após o processo ficou menos marcado e desmanchou bem menos os cachos.

Independente do alisamento nós amamos o resultado e repetiremos sim em 15 dias.  Inclusive vou fazer no meu também.

Espero que tenham gostado da dica.

Bjokas e até o próximo post.

34 comentários:

  1. O cabelo ficou bem hidratado. Que brilho!!!

    Bjks.

    http://rita-nailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vi em vários blogs que pode passar uma vez por semana no max até chegar o efeito desejado e dps só manter de 15 em 15... E o efeito é gradativo esmo.. Mas já é visível a melhora

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Faz sim linda. Alisar eu não sei, mas hidratar vai super, com certeza. Bjokas!!! Volte sempre.

      Excluir
  4. O meu não alisou não rs só deu mais brilho!!

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não alisa mas deixa super brilhoso né!?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Será que não deu certo porque vc usou leite desnatado? Vi na foto desnatado,e no blog li que tem que ser leite integral, será que tem alguma coisa haver? Não sei, mas vou tentar fazer no meu.

      Excluir
    4. Oi Anne,
      Quando eu pesquisei não vi nenhuma referência sobre ter que ser leite integral. Mas em todo caso é uma observação importante. Talvez se tentar com leite integral e fazendo o mingau o resultado seja diferente. Quando você fizer dá uma passadinha aqui pra contar, por favor. Obg!!! Bjos!!!

      Excluir
  5. Será que isso funciona pra amaciar a raiz de cabelo afro? se não funcionar alguem tem uma ideia de algo natural para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gatinha, eu não sei, mas tentar, pois em ultimo caso macio e brilhoso ele vai ficar com certeza. Faz e me conta como ficou. Bjokas!!!

      Excluir
  6. Eu já faço alisamento a cada 3 meses e é uma quimica muito forte, será que se eu fizer desta maneira natural vai dar errado, podendo estragar o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gata, não há a menos possibilidade de estragar, pode fazer sem medo. Me conta o resultado. Bjos!!!

      Excluir
  7. acho que vou fazer no meu pra ver se reduz o volume ...

    ResponderExcluir
  8. depois tem que tirar o produto ou ele permanece no cabelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu lava com teu shampoo e condicionador de costume. Lê direitinho que explica tudinho. Faz e vem me contar, Bjokas!!!

      Excluir
  9. Acabei de fazer em casa, e o resultado foi de muita decepção.
    Está sim mais macio e super brilhoso.

    Porém meu cabelo ficou MAIS cacheado. Onde estava só ondulado, enrolou de vez.

    Fiz desse jeito mesmo, do jeitinho que vi em váaaaaarios blogs. E esse foi o primeiro que eu vi com o resultado parecido com o meu. E estou muito chateada com isso. E infelizmente não tirei fotos de antes e depois para mostrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muito obrigada por dividir conosco sua experiência. Eu também havia visto essa técnica em outros blogs e não entendia porque dava certo e no nosso não deu, mas enfim, você é a prova que nem tudo que a gente vê dá certo pra gente. Mas valeu a experiência só pelo brilho e macies que dá no cabelo né? Bjinho, e obrigada mais uma vez.

      Excluir
  10. depois que a minha mãe viu isso aqui...minha casa nunca mais soube o que é um mingau :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri de rir com seu comentário... : )

      Excluir
  11. Não e assim que se faz, por isso deu errado, vc tem que levar o leite e a maisena ao fogo baixo ate que fique homogenea e aplicar e aguardar 40minutos lavar e enxaguar, eu faco e da certo, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... mas faz o mingau mesmo? Aplica o mingau no cabelo?

      Excluir
    2. sim ,tem que aplicar a mistura como se fosse um mingal,

      Excluir
  12. Vocês não gostam de bioquímica?

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,continue fazendo uma vez na semana, o primeiro resultado e esse mesmo, ja no segundo voce percebe uma reduçao boa no volume e vai so melhorando, e o brilho e maciez é incrivel ne. Pra um resultado de alisamento mesmo voce tem que usar a tecnica por mais ou menos um ano, isso depende do cabelo ( quando ele for menos enrolado, mais fino e virgem é mais rapido).E necessario o cabelo crescer todinho ( a parte que esta na raiz chegar as pontas) pro cabelo ficar liso, faça a tecnica uma vez na semana e mais uma inversao capilar,super natural e otimo resultado:)

    ResponderExcluir
  14. Vou testar no meu, gostei bastante!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa, você vai adorar. Visitei seu blog. Muito bacana. Já estou seguindo e curti. Bjokas!!!

      Excluir
  15. Eu amo todas receitinhas caseiras para o cabelo, para mim sempre funciona, tenho um caderno com várias receitinhas tudo que é hidratação capilar e faço uma vez por semana, aqui sempre dá um mega resultado :) e essa da maizena É TUDO DE BOM, e o resultado é mais com o tempo mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Vou fazer pra ver se funciona ..fiko bem idratado os cabelos dela..!!*.*

    ResponderExcluir
  17. Talita acho q nós estávamos fazendo errado.
    Tem q ser feito o mingau e fazer o passo a passo depois q terminar de aplicar em todo o cabelo vcs coloca a touca por 40 min. Depois condiciona o cabelo e aguarde secar ou finaliza com o secador. Ficou perfeito meu cabelo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Ficamos muito felizes com sua visita. Responderemos o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...