6 de abril de 2015

Hidratação com mel, maisena, leite de coco e glicerina líquida

Desta vez trouxe uma receitinha caseira para hidratar as madeixas.

Vou logo confessando que nesta receitinha fui pegando tudo que eu via pela frente para ver no que ia dar, e num é que deu certo!!! rsrs

Claro que fui pegando ingredientes que eu já havia usado e gostado, mas de forma isolada ou como ingrediente principal.  Mas desta vez peguei um pouco de cada medindo no "olho" para dar uma quantidade suficiente para uma aplicação.

Primeiro peguei uma máscara que comprei baratinha para servir de base para receber os ingredientes.

A máscara é essa, para quem interessar saber.


Em uma vasilha de plástico que costumo usar para esse fim coloquei um pouco da máscara, a glicerina líquida usando a tampinha como medida (usei uma), coloquei a mesma medida do leite de coco e virei o vidro de mel deixando cair um pouco.  Reservei.


Fiz o mingau de maisena.  É bem simples de preparar.  Você dissolve umas duas colheres de maisena em um pouquinho de água.  Como coloquei sem medida tirei a foto para que vejam a quantidade aproximada.


Fica pronto muito rápido.  Você dissolve primeiro e depois liga o fogo. Mexendo até dar o ponto de mingau bem grosso.  Ele fica com a textura de uma máscara de cabelo.  Um segredo importantíssimo é adicionar o mingau ainda quente na máscara, pois se ele esfriar não vai misturar de forma homogênea e vai ficar com umas bolinhas, como se estivesse empelotado, e não adere aos cabelos.


Depois de misturado o creme ficará com a consistência abaixo, como uma máscara mesmo.


A aplicação é sem segredos.  Lavei os cabelos com um shampoo hidratante e depois apliquei em todo cabelo, mexa a mexa.  Deixei agir por 15 minutos porque é o tempo indicado de aplicação da máscara base.

Vejam a ação de cada ingrediente, até para vocês não acharem que sou louca e fui colocando as coisas aleatoriamente sem fazer sentido. rsrsrs.


Máscara base:  Você usa uma máscara para servir de base e dar a consistência necessária aos ingredientes para eles aderirem ao fios. Mas não precisam sair comprando, você pode usar aquela máscara que você comprou e não deu o resultado que você esperada e acabou não usando. 

Leite de coco: É rico em vitaminas e sais essenciais, tais como vitamina A, C, B1, B2, B5 e vitamina E, potássio e cálcio. Rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e retarda o efeito do envelhecimento. Ainda possui ácido láurico, substância que confere propriedades contra fungos, vírus e bactérias. E rico também em proteínas. Tudo isso confere uma hidratação, nutrição e reconstrução aos cabelos.  

Glicerina líquida: Isso mesmo, aquela glicerina que você encontra em farmácias e bem baratinho.  Não lembro nem quanto custou, mas foi por volta de R$5,00 ou menos.  A glicerina é amplamente usada na indústria de cosméticos, em shampoos, condicionadores e até em maquiagens.  Ele é um emoliente natural que tem propriedades hidroscópicas, ou seja, ela absorve a umidade do ar, mantendo assim a hidratação no fio.  A que uso é esta:
Maisena:  o amido de milho confere hidratação dando macies e brilho aos cabelos.  Na verdade não se sabe ao certo o motivo, acredita-se que devido a glicose, mas nada que tenham feito algum estudo, ou pelo menos não encontrei.  Mas a ação é notável. Veja esta publicação "Alisamento caseiro com leite e maisena" e perceba o resultado nos cabelos.

Mel: rico em nutrientes e agentes hidratantes, adstringentes e antioxidantes. Confere macies, brilho e elasticidades, além de auxiliar no crescimento e queda.

O resultado foi esse:  cabelos bem hidratados, macios e brilhosos.



Testem, pois tenho certeza que irão amar o resultado.

Bjokas e até o próximo post.

2 comentários:

  1. PERFUME PARA CABELOS
    glicerina liquida comprada na farmácia é baratinho (1 colher de sopa)
    essência de perfume de sua preferencia 10ml
    água 100ml , 1 frasco
    misture tudo ,agite bem e borrife nos cabelos quando quiser...
    resultado: cabelos macios, sempre cheirosos e perfumados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucinha. Vou testar hem, rsrrs, Bjokas!!!

      Excluir

Obrigada por comentar. Ficamos muito felizes com sua visita. Responderemos o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...