28 de janeiro de 2016

Reconstrução Capilar com Gelatina | Cabelos Cacheados


Há tempos que vejo postagens e vídeos de meninas fazendo a máscara capilar com gelatina. Na minha última reconstrução decidi fazer para experimentar.  E adivinhem...eu simplesmente amei.

Vocês já devem ter visto várias formas de usar e com várias gelatinas, mas optei fazer com a incolor e sem sabor.  Primeiro porque sendo incolor não correria o risco de manchar meus cabelos que têm mechas descoloridas . Segundo porque não gosto de aromas doces nos cabelos.  Mas fica da escolha de cada pessoa, pois pelo que pesquisei muitas meninas usam as normais com sabores e coloridas.  Ví uma menina com cabelos ruivos usar uma gelatina de morango, pois como é vermelha não teria problema de manchar e ainda deixou os cabelos com um vermelhinho mais brilhoso.  Em todo caso, na dúvida usem a mesma que eu. 

Essa receitinha pode ser feita para qualquer tipo de cabelo, mas para as cacheadas ela se torna mais especial, rsrsrs, pois ativa e segura muito os cachos.

E vamos a receitinha que é muito simples.

Você vai precisar de uma gelatina e uma máscara de reconstrução de sua preferência.  Na verdade você pode usar qualquer tipo de máscara.  Estou indicando uma de reconstrução porque encaixei essa mistura nessa etapa do cronograma.  Você pode usar uma de hidratação perfeitamente ou mesmo de nutrição.

Usei essa gelatina incolor e sem sabor da Dr.Oetker.  Não teve nenhum motivo em especial, apenas porque foi a que encontrei.

Já a máscara usei esta da linha New System da NS3, uma empresa local.  Essa máscara, diga-se de passagem, é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A.  Já é perfeita sozinha.


Para misturar usei meu recipiente de mistura de sempre, uma paleta de plástico que uso para misturar minhas receitinhas de cabelos (Só a uso para este fim), uma colher de sobremesa e um recipiente para fazer a gelatina.


Como falei acima, esta máscara é, predominantemente, de reconstrução, tem o óleo de Argan e o PH é 4,50.  

Só lembrando que o PH baixo(ácido) é perfeito para fechar as cutículas dos fios, mantendo o tratamento dentro e conferindo brilho.


Vamos ao preparo:

Primeiro você prepara a gelatina.  Pega 1 colher de sobremesa com gelatina e dissolve em 5 colheres de sobremesa com água morna e mistura até dissolver.



Quando dissolvida fica meio amarelada, mas nada que manche os cabelos, até porque, quando você mistura na máscara nem fica amarela.


Depois você separa a quantidade de máscara que seja suficiente para aplicar nos seus cabelos.




E mistura com a gelatina ainda morna.  Como podem perceber na foto abaixo, depois da mistura a máscara permanece branca, não amarela.

Depois de misturar a máscara engrossa um pouco por causa da gelatina.


Como se trata de uma reconstrução eu uso o shampoo  anti-resíduos para lavar.



Lavei, apliquei a mistura e deixei por uns 15 minutinhos.  Você deixa o tempo de ação orientada na máscara.

O Resultado?

Cabelos definidos,macios e brilhosos.  Mas a característica mais forte é a definição dos cachos.


Sabemos que brilho e macies não é característica da reconstrução, mas observem que temos óleo de argan na máscara e um PH baixo, além do componente da gelatina ajudar na retenção de água no fio.

Agora sei que devem estar curiosas para saber porquê a gelatina dá um resultado tão bom nos fios.  Pois bem, vamos as explicações, pois obviamente pesquisei antes de usar para entender um pouco como funciona.

Vocês sabem de quê é feito a gelatina?  Colágeno, colágeno puro.

"A gelatina é apenas uma versão processada de uma proteína estrutural chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos. O colágeno é, na verdade, quase 1/3 de toda a proteína do corpo humano. 
Trata-se de uma molécula grande e fibrosa que torna a pele, os ossos e os tendões fortes e um tanto elásticos. Conforme você envelhece, o seu corpo produz menos colágeno e as fibras individuais de colágeno ficam ligadas de forma cruzada umas com as outras.
A gelatina que você come vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos."

"Segundo a cosmetologista Maria Ines Harris, as madeixas cacheadas, principalmente as mais crespas, têm a estrutura da cutícula irregular, como ranhuras ao longo do fio. "É por esses desníveis que o cabelo acaba perdendo muita água, fica ressecado e propenso à quebra", conta. O colágeno atua retendo a água no fio, preenchendo as ranhuras e uniformizando a cutícula - o resultado são cachos hidratados e, por essa razão, definidos por mais tempo. "Funciona até mesmo como uma resistência mecânica", conta a especialista. Isso acontece porque a água que o colágeno ajuda a reter no fio deixa a estrutura menos frágil, diminuindo as chances dele se partir com facilidade."

"Fios naturalmente lisos têm poucas chances de serem ressecados por causa da oleosidade natural, mas os quimicamente tratados podem se beneficiar do colágeno para amenizar a aparência danificada. "A química faz esses cabelos perderem aos poucos a estrutura da cutícula, que funciona como uma espécie de capa protetora do córtex."

O Colágeno dá forma aos fios e proporciona firmeza e força.

Muitos produtos reconstrutores para cabelos contém colágeno na composição. Como possui afinidade com a queratina, torna-se ainda mais valioso no tratamento dos cabelos, principalmente quando os fios passaram por químicas como descolorações, colorações, alisamentos, relaxamentos e escovas diversas, já que o colágeno protege a estrutura capilar.

Para os cabelos cacheados o colágeno atua com a elastina, essas proteínas irão proporcionar maior definição e duração de cachos além de tratar o ressecamento.

Por todos esses motivos ela também pode ser usada na etapa de hidratação do Cronograma Capilar.

Depois de toda essa explicação tem como não passar a amar a "gelatina"? rsrsrs

Não vivo mais sem.

Vocês podem usar a criatividade para usar.  Eu misturei apenas na máscara, mas vocês podem acrescentar ampolas ou mesmo outros ingredientes caseiros, como óleos, mel, ou mesmo Bepantol, ou Probentol, ou quelquer outra Pró-vitamina B5.  Enfim.

Bjokas e até a próxima postagem.

Fonte:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.1.php
http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/colageno-conheca-os-beneficios-da-substancia-para-os-cabelos-cacheados_a2065/1
https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Ficamos muito felizes com sua visita. Responderemos o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...